Turbos-compressores

 Trabalhando em conjunto a esses fatores são empregados turbos-compressores em alguns veículos, dessa forma há um aumento de potência gerado pela sobre alimentação que no sistema.


Figura 1 – Turbo-compressores em automóveis

De maneira geral o turbo compressor reaproveita os gases que saem pelo da câmara de combustão, passando ela hélice que a mesma está ligada por um eixo a entrada de ar, e com o aumento da velocidade da hélice de saída, o ar entrará sob pressão na câmara, ocasionando um preenchimento e mistura estequiométrica de forma mais eficaz, desse modo, a combinação desses fatores gera uma potência extra, portanto veículos com baixa cilindrada consegue ter um desempenho próximo ou superior aos de alta cilindrada. Um exemplo que observamos atualmente são os novos motores 1.0 12v TSI (Turbo System Ignicion) da Volkswagen em aplicação no Up, com uma carroceria leve e compacta, e juntamente com a dada motorização mencionada, obtém um torque e velocidade impressionantes que podem ser superiores a veículos com motorização 2.0. 

Porém todo esse aproveitamento não vem de forma repentina há um certo “delay” no sistema, esse fator acontece por causa da turbina que para gerar tal aumento na entrada de ar, ela precisa “encher” para assim funcionar. Por utiliza os gases de escape como mecanismo motor é necessário uma certa quantidade de gás saindo para o escapamento para que dessa forma consiga comprimir e levar o ar para a câmara de combustão com mais força.

Obs.: As informações contidas nesse artigo se baseia em meus conhecimentos e experiências que adquiri na graduação e dia a dia. Tendo com base de pesquisa a revista MotorShow

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