As molas são projetadas para gerar uma força de tração, compressão ou torque dependendo da aplicação, podendo armazenar energia em decorrência de ações externas.
-Constante de Mola:
Série: possuem a mesma constante em todas que contribui com a deflexão normal.
Paralela: tem a mesma deflexão, porem a força é dividida.
-Configurações da Mola:
· Molas de fio: helicoidais de tração, compressão, torção.
· Molas planas: tipo viga biapoiada, em balanço.
· Molas arruelas: curvadas, onduladas, dedo, Belleville
· Molas enroladas: tipo relógio.
Molas de constante variável podem possuir algumas expiras com constante menor, e quando se fecham, aumentam a constante efetiva.
-Materiais para Mola.
Para a construção de uma mola é necessário se atentar a quatro pontos principais: alta resistência a tração, ponto de escoamento alto, baixo modulo de elasticidade, alta resistência a fadiga. Grande parte das molas de uso não intenso produzidas são de perfil circular feitas com aço repuxado e trabalho a frio, para as molas de uso intenso são feitas de forma laminada a quente ou forjadas.
-Molas Helicoidais de Compressão.
A mais comum utilizada é a de diâmetro de expira e passo constante com seção circular, muitas outras formas são possíveis e apresentam eficiência em sua aplicação, alguns parâmetros para dimensionamento:
O diâmetro do fio é d, o diâmetro médio da espira é D, o comprimento livre Lf, o número de espiras Nt e o passo de espiras p, são usadas para definir a geometria da mola para fins de fabricação. O diâmetro externo, Do e o diâmetro interno Di são de interesse para definir o tamanho do furo no qual será colocada.
-Índice de Mola.
É a razão entre o diâmetro de espira, D, e o diâmetro de fio, d.
Quando C < 4, a mola é de difícil fabricação;
Quando C > 12, tem propensão à flambagem;
-Deflexão da Mola.
Para uma mola helicoidal de compressão a deflexão pode ser estabelecida como:
D o diâmetro médio das espiras;
d o diâmetro do fio;
Na o número de espiras ativas;
G o módulo de cisalhamento do material;
Fazendo um rearranjo da equação da constante de mola, temos a equação da deflexão para mola helicoidal de compressão:
-Molas de Espira Helicoidal de Fio não Redondo.
Após um fio ser dobrado em forma de hélice, tensões residuais de tração são geradas na parte interna e tensões de tração na parte externa, nenhuma delas é benéfica e assim podem ser removidas pelo processo de recozimento.
-Flambagem de Mola de Compressão.
Assim como nas vigas, as molas podem flambar se forem muito esbeltas desse modo de forma similar podemos achar uma razão entre o comprimento livre e o diâmetro da espira, se esse fator gerar um valor menor que 4, terá grande chance de flambar.
-Ressonância de Molas em Compressão.
Onde γ é a densidade em peso do material.
-Dimensionamento de Molas Helicoidais em Fadiga.
São similares aos de compressão, porém trabalham em tração, geralmente usam ganchos ou laços para que a força seja aplicada, em sua extremidade há uma flexão da última espira em 90º. Todas as espiras são consideradas como ativas e seu comprimento livre é medido através do interior de uma volta até o mesmo ponto na próxima.
-Constante de Mola para Molas de Extensão.
-Tensões de Extremidade em Molas de Extensão.
Ganchos e laços possuem dois pontos de alta tensão, um deles próximo do ângulo de 90º, ponto B, que gera tensão de torção, e outro de tensão em A.
-Molas Helicoidais de Torção.
Diferentemente das molas de compressão e tração, nas de torção as extremidades são estendidas para formar braços onde pode ser aplicado momento, são enroladas semelhante as de tração e com a aplicação do momento gera uma flexão e deve ser de forma a fechar as espiras.
Onde L1 e L2 são os comprimentos dos braços.
-Tensões em Espiras de Mola de Torção.
Através de Wahl temos o fator de concentração para interno e externo:
Obs.: As figuras e temática utilizadas foram retiradas do livro: "Projeto de Máquinas: Uma Abordagem Integrada, 4ª edição; Robert L. NORTON"
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